Quais os problemas que só quem usa planilhas de gerenciamento de obra ainda enfrenta?

planilhas de gerenciamento de obras

É comum ver profissionais andando pelos canteiros de obras com uma prancheta na mão. Entenda quais os problemas enfrentados por quem usa planilhas de gerenciamento de obra.

Muitos gestores de empreiteiras e empresas do ramo da construção civil,  já estão ligando o alerta vermelho quando o assunto é o uso de planilhas no gerenciamento de obras. Quando começam a surgir inconsistência e problemas relacionados dificuldade para gerenciar pendências, as atitudes tomadas são ineficazes, falta ou sobra de material, alteração de prazos de entrega por não conseguir cumprir o que foi contratado, falta de mão de obra, assim como recursos, entre outros problemas, está na hora de repensar seus métodos de trabalho.

Isso tudo está relacionado a problemas de gestão e ocorrem quando o planejamento não foi feito de forma eficiente e profissional. Para estes casos, recorrer à planilha não resolverá, será necessário atuar diretamente em cada um deles.

Principais dores de quem ainda usa planilhas

Mesmo que ainda pareça uma maneira segura de manter os dados de uma obra, a planilha ainda assim, traz riscos relacionados às finanças, atrasos nos prazos, informações perdidas entre outros.

O maior problema de quem usa planilhas é que várias pessoas têm informações, cada uma sobre o seu setor, alimentando a mesma planilha. Cada um tem um método de trabalho, inclui as informações do seu jeito, cada análise é feita de uma forma, causando problemas de compreensão e consequentemente de gestão.

Vamos reforçar aqui, que além destes, quais os demais problemas que o uso da planilha no gerenciamento de obra pode causar.

Anotação de dados errados

O controle de obras, em todas as etapas, deve ser muito rigoroso para que o andamento do projeto ocorra dentro do que foi planejado. Pensando desta forma, um dado ou um número errado que for registrado na planilha, pode causar muitos problemas, tanto financeiro como de estrutura, do começo ao fim do planejamento. 

Como nas planilhas contém uma quantidade enorme de informações, envolvendo todos os setores da gestão, a chance de ter alguma falha é muito grande e em muitos casos, impossível de corrigir depois que as ações já foram tomadas com base nesta informação.

É preciso que os dados conversem entre si. Quando a atualização de um dado é feita, é necessário fazer em todas as planilhas, diferente de um Sistema de Gestão de Obras, onde isso ocorre automaticamente após o lançamento. 

Trabalho burocrático e manual

Você que usa planilhas de gerenciamento de obra, faz o preenchimento de que forma? Dispensa um funcionário para fazer manualmente, ítem por ítem? Você há de concordar que isso gera um trabalho imenso, lento e que muitas vezes pode gerar erros, não é mesmo?

Como é feito um relatório do andamento da obra? Conferindo cada ítem para poder explicar em um segundo documento, como está o andamento da obra?  Você sabia que com um Sistema de Gestão, o relatório é feito automaticamente? Com dados corretos reduzindo o trabalho e agilizando as  respostas. Assim, também a análise dos dados é feita de forma mais rápida, a qualquer momento e de qualquer lugar, desde que tenha um computador ou celular para acessar o sistema.

Obras atrasadas

Problemas na contratação e mão de obra de menos, material insuficiente no estoque, são alguns dos motivos que levam ao atraso da obra. Você tem certeza que sua planilha está com todos os dados corretos? O lançamento das informações foram checadas novamente uma a uma?

Informações incompletas ou números inconsistentes geram muitos problemas no canteiro de obras. Por isso que  uma forma de resolver todos estes problemas, é contratar um Sistema de Gestão de obras que envolva todas as etapas em apenas um documento. Um ERP se adapta de forma eficiente às necessidades da sua empresa indiferente do tamanho de sua obra.

Conclusão

É o momento de você repensar sua forma de organizar e registrar os dados da gestão de sua obra. Para fazer de forma eficiente, profissional e sem margem de erro, a solução é contratar um ERP específico para este fim.

Acompanhe nosso blog e saiba mais informações sobre o Sistema de Gestão de Obras da Sigo.

Posts recomendados

Secured By miniOrange