Curva ABC de obra: importância e como elaborar

curva abc de obra

Os profissionais da construção civil sabem que os custos de uma obra, bem como a sua complexidade, exigem um cuidado e uma análise minuciosa de todos os pontos. Cada dia surgem novas técnicas, modernas que facilitam o trabalho e buscam trazer os dados mais para perto da realidade ou com projeções cada vez mais assertivas. 

Com a tecnologia cada vez mais presente em todos os setores, ferramentas foram se adaptando e substituindo anotações e planilhas de papel.

Dentro desta ótica de funcionalidade, algumas formas de cálculos vieram para facilitar a vida de engenheiros e profissionais da construção civil. Aqui entra a curva ABC na construção civil. Um método de análise de custos de recursos, gestão de estoque entre outros itens. 

O que é a Curva ABC de obra

Esta ferramenta é muito usada no controle de insumos, para ter um controle mais próximo no investimento de materiais e atender o nível de importância de cada um.

É desta forma que a curva ABC é importante para que os engenheiros avaliem a quantidade de materiais que são utilizados, o valor de cada um também com relação ao manuseio e estocagem de cada item. 

Ao fazer a lista de todos os insumos utilizados em uma obra, e a importância de cada um, em porcentagem, e a separação entre A, B e C, que é possível definir, quais são os mais importantes e atribuir a cada insumo uma importância dentro da obra. 

A partir desta avaliação, é possível entender que 20% dos materiais, representam 80% da margem de  lucro da obra. Por isso precisam de uma atenção redobrada para estes ítens. E a escala segue mostrando que 40% dos insumos, representam 15% da margem de lucro da obra. E por fim, os outros 40% de material, representam 5% do lucro, um valor mais baixo se comparado aos outros ítens da obra, permitindo uma flexibilidade no orçamento.

Desta forma, os insumos são divididos em três níveis, A, B e C:

  • A – Se encaixam produtos e serviços que tem custo mais alto, e que podem representar até metade do orçamento previsto;
  • B – Nesta etapa se entram os insumos com custo mediano, que representam até 30% do custo da obra;
  • C – Aqui entram os insumos com menor valor, que representam os  20% restantes do orçamento da obra.

Como montar a curva ABC no orçamento da obra

Com a tecnologia, vieram também ferramentas que auxiliam os profissionais em todas as áreas, e na construção civil não é diferente. Atualmente existem softwares que organizam o orçamento baseado no que foi indicado de materiais, custos unitários e quantidade de serviço para oferecer os cálculos. 

Estas ferramentas já foram pensadas para fazer a curva ABC automaticamente, e ainda usam a mesma fórmula para tabela de insumos e mão de obra. Portanto, é um grande avanço para o setor de construção civil. 

Portanto, é ter o trabalho de inserir na ferramenta os dados corretos, que o próprio sistema faz os cálculos e já faz a aplicação da curva ABC corretamente.

A curva ABC é usada na tomada de decisão, de compra e armazenamento de produtos, dando a cada ítem a sua importância dentro do orçamento. 

Ter estas informações mapeadas, também ajuda a não fazer gastos desnecessários com produtos que depois irão sobrar, e acarretará em prejuízo. 

Vantagens do uso da curva ABC de obra

Em qualquer negócio ninguém quer gastar dinheiro em algo que não será utilizado ou que dará baixa lucratividade. É para isso que a fórmula ABC é usada na construção civil  e pode entregar muitos benefícios quando utilizada de maneira correta. Isso quer dizer, que deve ser empregada com base em estudos e orçamentos.

Entre os principais benefícios com a sua aplicabilidade, destacam-se a redução de desperdício. Quando bem planejado, a quantidade de insumos é verificada antes  de efetivar a compra, evitando perdas e reduzindo os custos da obra.

Assim como evita o desperdício, a curva ABC também evita que falte materiais, provocando o atraso na obra. Portanto, conferir a quantidade de estoque e quanto será usado, é uma forma de controle inteligente.

Quando se tem conhecimento do projeto e do orçamento com suas especificidades e detalhamento, com certeza há muito menos chances de dar problemas ou não ter o lucro desejado e planejado. Assim é possível ter mais lucratividade e garantir a qualidade da obra. 

A aplicação da curva ABC fornece vários benefícios e facilita muito a gestão dos projetos. É uma ferramenta eficiente na otimização dos processos, eliminando riscos e possíveis erros.  Garante a máxima qualidade, lucratividade e torna a construção mais segura.

 Conclusão

A utilização da curva ABC, dentro do orçamento de obra, é uma ferramenta muito útil, para melhorar a gestão dos custos. Esta é uma forma  de garantir que os gastos fiquem dentro da margem estipulada, e que os ítens recebam a atenção especial de acordo com a sua categoria. 

Conhecer a ferramenta e aplicar no seu orçamento de obra, é uma forma de reduzir desperdícios e aumentar os lucros, além de otimizar os serviços e manter o controle do processo à frente dos olhos, mesmo não estando dentro do canteiro de obras.

Para saber mais sobre os processos e ferramentas utilizadas no orçamento da construção civil, acompanhe nosso blog.

Posts recomendados

Secured By miniOrange