7 dicas para usar planilha Excel no orçamento de obras

planilha para orcamento de obras

Devido a crescente competitividade do mercado da construção, as empresas têm entendido a necessidade de bons investimentos no setor de planejamento e orçamento de obras. Somente com o controle minucioso de seus empreendimentos que elas podem alcançar seus principais objetivos: prazo, custo, qualidade e lucro. Controlar o orçamento de uma obra é fundamental para o sucesso de qualquer projeto de engenharia civil, e a planilha Excel pode ser uma ótima ferramenta para ajudar nesse processo.

Qual a importância de fazer o gerenciamento do orçamento de obras? 

Um orçamento cuidadosamente gerenciado também ajuda a maximizar os lucros e minimizar as perdas. Ao ficar de olho no orçamento, é possível garantir que apenas as despesas necessárias sejam feitas e que o dinheiro seja gasto de maneira eficiente. Também garante que o projeto permaneça dentro de seus limites, evitando gastos excessivos que podem resultar em perdas financeiras para ambas as partes envolvidas.

7 dicas para usar planilha excel no orçamento de obras

Confira a seguir os 7 itens mais importantes em um orçamento de obra profissional e como utilizá-los na planilha Excel:

Levantamento de quantitativos 

Esse item consiste em quantificar todos os materiais, mão de obra e equipamentos necessários para a execução da obra. Na planilha Excel, é possível criar uma tabela com todos os itens necessários e quantidades correspondentes.

Preço unitário 

Para cada item listado no levantamento de quantitativos, é preciso estabelecer um preço unitário. Na planilha Excel, é possível utilizar fórmulas para calcular automaticamente os preços unitários de acordo com as quantidades informadas.

BDI

O BDI (Benefícios e Despesas Indiretas) é um índice que deve ser adicionado ao preço dos insumos para cobrir custos indiretos da obra, como impostos e seguros. Na planilha Excel, é possível inserir uma coluna para BDI e aplicar a fórmula correta para calcular o valor.

Não há uma forma única de se calcular o BDI, já que cada obra apresenta fatores distintos, mas geralmente se usa a seguinte fórmula, recomendada pelo Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC): BDI ={ [ ( 1+ AC + CF + S + MI ) / ( 1 – T – L – G ) ] – 1} x 100.

Encargos sociais

Os encargos sociais são os custos adicionais que devem ser pagos pela empresa contratante, como férias, décimo terceiro salário e outros benefícios. Na planilha Excel, é possível criar uma tabela para esses encargos e calcular automaticamente o valor correspondente.

Custo direto e indireto

É importante separar os custos diretos (materiais, mão de obra e equipamentos) dos custos indiretos (BDI, encargos sociais e outros) na planilha Excel, para ter uma visão clara dos custos totais da obra.

Cronograma físico-financeiro

É importante estabelecer um cronograma físico-financeiro para a obra, definindo as atividades a serem realizadas e os prazos correspondentes. Na planilha Excel, é possível criar uma tabela para cada atividade, estabelecendo o prazo e os custos correspondentes.

Controle de aditivos e alterações

É comum que ocorram aditivos e alterações ao longo da obra. É importante registrar todos esses eventos na planilha Excel, para manter o controle total sobre os custos do projeto.

Utilizando essas dicas na planilha Excel, você pode criar um controle preciso e eficiente do orçamento da sua obra. Lembre-se de que a planilha Excel tem suas limitações, e é importante utilizá-la em conjunto com outras ferramentas e técnicas de gestão de projetos. 

Com um trabalho minucioso de engenheiro orçamentista, é possível garantir o sucesso do seu projeto de engenharia civil.

Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro do gerenciamento de obras!

 

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